Foi do sonho de cinco educadores que nasceu o CEU, o Centro Educacional Universia, uma escola que busca não apenas trazer o mundo para a sala de aula, mas, principalmente, levar a sala de aula para o mundo.
Uma equipe de professores altamente qualificada com especialistas, mestres e doutorandos. Uma proposta pedagógica inovadora. Um espaço escolar em pleno contato com a natureza. Um ousado sonho de educação construindo a educação dos sonhos.
Os professores do CEU acreditam que a escola deve ser um espaço de produção de conhecimento científico e de construção do cidadão ético, autônomo, cooperativo, participante e solidário; bem como acreditam que os alunos também são seus professores; e, finalmente, acreditam que é possível rir e fazer rir enquanto se ensina/aprende.
INÍCIO | CONSTRUINDO O SONHO
Procura por um espaço verde, condizente com os ideais ecológicos da escola. Outubro de 2008.
Homologação e assinatura do contrato social na Prefeitura de Camaragibe. Certidão de nascimento do CEU: 4 de novembro de 2008.
Início das obras. Construção da Recepção e da Secretaria.
Vista lateral da escola. Início das obras.
Vista lateral da escola. Pintura da escola.
Dia da primeira reunião para apresentação da escola à comunidade de Aldeia. A foto mostra uma curiosa conjunção de astros no céu de Camaragibe, na praça.
Ação promocional do CEU. Stand no Aldeia Boulevard, onde o CEU se notabilizou por ser a primeira e única escola em Aldeia a apresentar uma PROPOSTA PEDAGÓGICA de fato.
Apresentação da escola na VII FENIPEC, no centro de Camaragibe.
Construção da biblioteca panorâmica da escola, um espaço agradável de leitura e pesquisa.
Construção da cantina e dos banheiros do pavimento inferior.
Últimos ajustes da biblioteca.
Conclusão e limpeza da cantina "Cantinho do CEU".
Primeiro dia de aula. A escola foi construída em apenas três meses.
Primeiro dia de aula. O autor de "O Hipopocaré" responde a perguntas dos estudantes e professores.
Primeiro dia de aula. Ato simbólico de ecologia. Os estudantes plantaram mudas às quais eram atadas etiquetas com seus respectivos nomes. A ideia era que cada um cuidasse de sua planta.
Primeiro dia de aula. O estudante Lucas Souza, com 12 anos, um dos primeiros estudantes a serem matriculados, também faz o plantio.
Primeiro dia de aula. Lucca Mossio, 11 anos, estudante do 6o. Ano na época.
Primeiro dia de aula. Coordenadora e Professora de Produção de Texto, Patrícia posa feliz com a concretização de um sonho.
Primeiro dia de aula. Sala do 9o. Ano. O CEU investe em qualidade com turmas pequenas, com no máximo 18 estudantes por sala.
Primeira assembléia com os estudantes, momento em que se construiu cooperativamente os direitos e os deveres dos estudantes, evidenciando o caráter político e democrático da proposta do CEU.
Caso tenha alguma curiosidade sobre a HISTÓRIA da escola, escreva seu comentário aqui nesta página. Estamos constantemente de plantão.
ResponderExcluir