2008
- Primeira escola a apresentar em Aldeia o PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO e a PROPOSTA PEDAGÓGICA à comunidade escolar antes da efetuação da matrícula.
- Uso de MATERIAL PUBLICITÁRIO ECOLÓGICO, com panfletos, cartazes e folhetos produzidos com material reciclado.
2009
- Primeira escola a desenvolver e aplicar uma avaliação no estilo ENEM desde a 5a. Série, a AVALIAÇÃO INTERACIONISTA, exigindo que o estudante soubesse interrelacionar conhecimentos de diferentes áreas do saber para resolução de situações-problema;
- ENSINO DE MÚSICA na grade curricular (no ano seguinte, o MEC exigiu que as escolas incluíssem Música como componente curricular obrigatório);
- Criação das SEMANAS CULTURAIS (Semana dos Idiomas, Semana de Artes e Semana de Ciências), ao invés de um único grande evento no final do ano como fazem outras escolas com as "feiras de conhecimentos" (nas quais o professor faz a maior parte dos trabalhos para os estudantes decorarem falas no dia da apresentação). As SEMANAS CULTURAIS do CEU revolucionaram a prática educativa ao propor mais eventos de grande porte ao longo do ano e ao exigir dos estudantes a apresentação apenas de trabalhos autorais sob orientação do professor;
- Criação da HORTA e da COMPOSTEIRA da escola, tudo com as mãos dos próprios estudantes a partir da orientação da Professora de Biologia Ana Cláudia Nascimento;
- PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES EM MOSTRAS DE ARTE E FESTIVAIS LITERÁRIOS (VI Festival de Literatura do Recife - A letra a voz e II Bienal do Livro) com produções autorais (poesia, contos, crônicas e canções);
- Encerramento do ano sempre com uma PEÇA TEATRAL apoteótica, escrita, produzida e encenada pelos próprios estudantes junto com a Professora de Artes e Teatro Eglantine Pessoa.
2010
- Introdução das AULAS DIVERSIFICADAS no currículo dos estudantes. Neste ano, as turmas teriam aulas de PRIMEIROS SOCORROS, GASTRONOMIA e TRABALHOS MANUAIS, nas duas primeiras aulas das terças e quintas, de maneira que os estudantes melhorassem a concentração e desfrutassem de aulas mais práticas e socializadoras, já que os estudantes se misturam com colegas de outras séries. Depois do CEU, algumas escolas em Aldeia já começam a incluir disciplinas diversificadas em sua grade curricular.
2011
- Implementação da PESQUISA ESCOLAR sob a orientação da Doutoranda em Lingüística Patrícia Barreto (UFPB), de modo que os estudantes são conduzidos passo-a-passo na METODOLOGIA CIENTÍFICA adequada para cada faixa etária, a fim de aplicá-la em seus trabalhos escolares. Sendo assim, os estudantes aprendem a pesquisar de verdade, a partir da coleta, seleção e análise de dados, a fim de chegar a um produto final (banner, poster, relatórios, artigos e até pequenas monografias), conforme as normas da ABNT.
- Implantação do PRÉ-CONSELHO DE CLASSE, um excelente e primordial EVENTO DE AVALIAÇÃO no qual se analisam com antecedência possíveis dificuldades na aprendizagem do educando buscando o redirecionamento da prática pedagógica e a melhoria do desempenho do estudante. O Pré-Conselho ocorre já no primeiro semestre e oferece ao estudante a oportunidade de fazer uma apreciação crítica de sua própria aprendizagem num encontro descontraído com os professores.
2012
- Introdução do ENSINO MÉDIO DIGITAL, com uso de material didático multimídia, com exercícios, trabalhos e provas virtuais, desburocratizando o ensino-aprendizagem. No CEU, tais materiais ficaram conhecidos como MPADs (MÓDULOS DE PRODUÇÃO AUTORAL DIGITAL) de modo a desenvolver novas competências de LETRAMENTO DIGITAL nos jovens, pois eles também eram levados a construir o módulo com produções autorais. O livro didático não é abolido da sala de aula, e sim, proposto como mais uma ferramenta para consulta e pesquisa acadêmica.
2013
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